"Edifício Planalto e o vizinho fotógrafo".
Foto: “ELETRIC” 1983 |
Até 13 de novembro
"Espaço Cultural Condomínio Planalto"
Imagens de 1983 e 2011.
6 fotos 100x100cm,
1 panorâmica 50x300cm,
12 fotos 50x50cm.
Curadoria: Fernando Durão
Gal Oppido: Artacho Jurado me lembra os sambas-de-breque que Moreira da Silva cantava, onde percorria vários ambientes dentro de uma canção a beira de um colapso. Em anos de edifícios introspectivos e/ou carregados dos novos conteúdos que a arquitetura nativa expunha, Artacho promove uma festa de arromba pancromática, totem-hortências, confeitos gigantes que brotavam na floresta concreta paulistana, misturando Frank Sinatra com Cidade Ocian,
Las Vegas com Pampulha e chiclete com banana. Se Carmen Miranda, mirando essas peças arquitetônicas, exclamasse um “wow” vital, estaria jurando que Artacho enfim traduzia o vestuário da urbanidade brasileira.
A leitura que o desenhador traduziu, produzindo curtos-circuitos entre aqui e acolá, resultou em instalações de moradias alegóricas bravamente funcionais. Sua origem aninhada dentro de uma família anarquista espanhola, nos faz entender Gaudís e Dalís, mestres em achar exceções às regras.
Como captador de imagens, o “Edifício Planalto” junto com o “Viadutos” formam cenário familiar para meus olhos que vivem entre os dois desde 1974.
Como residente em projeto de Eduardo Kneese de Melo, arquiteto emblemático da nova arquitetura vertical paulista, apreendi a diversidade divertida desta cidade que de caos não tem nada; tem tudo.
6 fotos 100x100cm,
1 panorâmica 50x300cm,
12 fotos 50x50cm.
Curadoria: Fernando Durão
Gal Oppido: Artacho Jurado me lembra os sambas-de-breque que Moreira da Silva cantava, onde percorria vários ambientes dentro de uma canção a beira de um colapso. Em anos de edifícios introspectivos e/ou carregados dos novos conteúdos que a arquitetura nativa expunha, Artacho promove uma festa de arromba pancromática, totem-hortências, confeitos gigantes que brotavam na floresta concreta paulistana, misturando Frank Sinatra com Cidade Ocian,
Las Vegas com Pampulha e chiclete com banana. Se Carmen Miranda, mirando essas peças arquitetônicas, exclamasse um “wow” vital, estaria jurando que Artacho enfim traduzia o vestuário da urbanidade brasileira.
A leitura que o desenhador traduziu, produzindo curtos-circuitos entre aqui e acolá, resultou em instalações de moradias alegóricas bravamente funcionais. Sua origem aninhada dentro de uma família anarquista espanhola, nos faz entender Gaudís e Dalís, mestres em achar exceções às regras.
Como captador de imagens, o “Edifício Planalto” junto com o “Viadutos” formam cenário familiar para meus olhos que vivem entre os dois desde 1974.
Como residente em projeto de Eduardo Kneese de Melo, arquiteto emblemático da nova arquitetura vertical paulista, apreendi a diversidade divertida desta cidade que de caos não tem nada; tem tudo.
Gal Oppido; fotógrafo, ensaísta com trabalhos profissionais nas áreas de artes cênicas, arquitetura e projetos gráficos. Com obras em acervos do MAM, MIS e MASP. Ministra cursos de linguagem fotográfica no MAM. Integra livros de retrospectiva de fotografia latino americana, com exposições em vários países sendo a ultima em Paris na Maison Des Metallos em 2009.
inauguração: 01 de setembro ( quinta feira ) ás 19h
exposição: 02 de setembro a 13 de novembro de 2011
de 2º a domingo das 7h às 22h
Espaço Cultural Condomínio Planalto
Rua Maria Paula, 279 - Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
Curadores:
Fernando Durão
tel. 11 - 8198 0486 - 8029 0114
fernandodurao@terra.com.br
Assessoria da Curadoria: Dalva Bertelli
tel. 11 - 8029 0112
dalvabertelli@terra.com.br
UP ART
upart@terra.com.br
www.upart.art.br
GAL OPPIDO
tel 11 - 3846 0919
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